VOCABULÁRIO DA PERFUMARIA
Entenda as classificações dos perfumes segundo sua característica olfativa predominante.
A concentração das fragrâncias é uma forma de classificação dos produtos no mercado, podendo ser desodorante colônia, colônia, perfume, splash ou eau de parfum.
Fixação refere-se ao tempo que a fragrância dura na pele. Vale destacar que a fixação depende de diversos fatores como composição olfativa, clima e tipo de pele.
O termo caracteriza o cheiro de uma matéria-prima, seja natural ou sintética. Define também as diferentes etapas da fragrância que formam a pirâmide olfativa.
Também chamadas de notas de topo, são as primeiras notas que você sente logo ao experimentar ou utilizar uma fragrância.
Também conhecidas como notas de coração, são as notas que persistem na pele e são geralmente sentidas na evolução das fragrâncias após a aplicação.
As notas de fundo são a base das fragrâncias e trazem geralmente cheiros mais maduros. Elas são as que mais demoram a ser sentidas após a aplicação de uma fragrância na pele.
DICAS DO PERFUMISTA
Não é porque um perfume não durou tanto na sua pele que faz dele um produto ruim. Existem diversos fatores que qualificam e categorizam os perfumes. De forma simples, a fixação de uma fragrância refere-se à sua capacidade de permanecer perceptível na pele ao longo do tempo. Uma fragrância de boa qualidade e com boa fixação, continuará liberando suas notas olfativas distintas por várias horas após a aplicação.
Mas oque determina a fixação de uma fragrância? a fixação de uma fragrância é influenciada por uma série de fatores:
Fragrâncias com notas mais quentes e densas, como orientais e amadeiradas, geralmente têm uma fixação melhor do que fragrâncias frescas e cítricas.
A química natural da pele de cada pessoa pode afetar a fixação de uma fragrância. Peles mais oleosas tendem a segurar o perfume por mais tempo do que peles secas. Quanto mais hidratada a pele maior a absorção da fragrância. Sendo assim, a dica aqui é se jogar na aplicação de um creminho se cheiro antes de borrifar seu perfume preferido.
Condições climáticas, como temperatura e umidade, podem influenciar na evaporação da fragrância. Em climas quentes e úmidos, a fixação pode ser reduzida, enquanto em climas frios e secos, a fragrância tende a durar mais.
A maneira como a fragrância é aplicada também pode afetar sua fixação. Aplicar a fragrância em pontos de pulsação, como pulsos, pescoço e atrás das orelhas, ajuda a maximizar a fixação, pois essas áreas produzem mais calor corporal.
Fique de olho no lugar em que guarda seu perfume já que, quando são expostos ao sol, podem evaporar e até ter a composição comprometida, o que impacta em sua durabilidade na pele. Uma ótima dica é guardar os frascos no guarda-roupa ou em uma gaveta de pouco uso, para mantê-los protegidos. Caso você ainda tenha a caixinha original dos produtos, procure usá-las para conservar suas qualidades, sem expor o perfume ao calor, à luz ou à umidade.
CONCENTRAÇÕES DOS PERFUMES
PIRÂMIDE OLFATIVA
O perfumista utiliza a pirâmide olfativa como guia para compor a criação de uma fragrância, combinando diferentes notas para alcançar o seu processo criativo. Ao combinar habilmente diferentes ingredientes em cada uma destas categorias, o perfumista consegue criar uma fragrância única, memorável, equilibrada e envolvente, capaz de evocar emoções e sensações específicas em quem utiliza.
FAMÍLIAS OLFATIVAS
As famílias Olfativas são categorias que agrupam os perfumes de acordo com as suas
características aromáticas predominantes.